domingo, 5 de dezembro de 2010

Uísque na Jarra

Estava subindo a famigerada montanha Carmen, de notáveis curvas e sangrentas histórias, e deparei-me com o Coronel Ferrão, contando seu dinheiro. Primeiro, mostrei-lhe minha pistola, e depois meu punhal, dizendo-lhe "levanta os braços e entrega!", pois era ele um sábio trapaceiro, "ou o demônio há de te receber!".
Contei todo o seu dinheiro - e era uma bela quantia -, botei no bolso e levei até a casa de Joana. Ela dizia - chegara mesmo a suspirar em meu ouvido - que me amava, que jamais me enganaria; mas o demônio levou todas as mulheres: nenhuma delas é fácil.
E eu cantarolava sob a chuva interminável: "para meu velho pai se orgulhar, uísque na jarra vou levar".

Até que cheguei ao meu canto, tudo para tirar uma sesta. Sonhei com jóias e com ouro, mas na realidade maravilha alguma ocorrera. Ela pegara meus cartuchos e encheu d'água sem que eu visse. Deu a munição verdadeira ao Coronel Ferrão, que estava pronto para o massacre.
Era cedo da manhã, pouco antes de eu me levantar e seguir viagem. Apareceram um bando de mal-encarados, incluindo o Coronel Ferrão. Eu primeiro mostrei minha pistola, porque ela roubara meu punhal. Meu tiro foi de água, e então fui levado prisioneiro.
Ainda cantaronando sob a chuva forte: "para o meu velho pai se orgulhar, uísque na jarra vou levar!"

Sei que muitos têm prazer tocando as carroagens; outros, aliás, preferem jogar - arremesso ou bolixe. Eu já tenho prazer bebendo suco de cevada, e cortejando donzelas salientes assim que o sol aparece.
Se alguém neste mundo pode me ajudar, é o meu velho irmão, que está no exército. Se eu pudesse achar seu quartel, no Cocão ou na Quirmina... e se ele for comigo, nós vamos atravessar toda a Quirmina...
E eu tenho certeza que ele há de me tratar melhor que a minha infiel, Joana.

E, juntos, cantaremos na chuva afinal: "para meu velho pai se orgulhar, uísque na jarra vou levar".

7 comentários:

Anônimo disse...

arremesso*

Lucas Di Marco disse...

obrigado

Diogo disse...

É bom esse Metallica, não?

Liliane disse...

Tens razão Diogo! E melhor, poderemos vê-los em setembro...

Lucas Di Marco disse...

são bonzinhos... bom mesmo é o Dubliners haha

TAWANE disse...

Como sempre muito bom o que vc escreve Lucas!

TAWANE disse...

Muito bom como sempre tudo o que vc escreve Lucas!